Dicas importantes para você superar a timidez

como-vencer-a-timidez

Timidez sempre foi um problema muito grande pra mim, do tipo de não conseguir nem ao menos falar um “bom dia” para as pessoas, por conta disso você acaba perdendo várias oportunidades diárias na vida. Uma das piores partes da minha adolescência foi a timidez, por conta dela tive muita dificuldade de me expressar e fazer o que eu realmente queria.

Me envolver com pessoas novas era quase um parto (ainda é, mas me esforço bastante) isso não me atrapalhava só em fazer novas amizades, para falar até com pessoas que convivia comigo, que frequentava a minha casa era difícil. Para ter uma ideia do quão tímida era, até para tirar dúvida com professores ou pedir informação pra alguém era uma missão impossível, eu simplesmente travava e não conseguia falar nada.

Melhorei bastante em relação a isso, não 100% como gostaria, e acho que nunca chegarei a isso mas vencer a timidez é um processo diário e não podemos nunca desistir. O pouco que conseguimos melhorar já é uma vitória para quem sofre desse mal.

A ajuda e apoio da família é essencial para isso, então se você tem alguém na família que sofre com isso tente ajudar, tente envolver a pessoa nas conversas, tente puxar assunto mesmo que conversar com a pessoa acabe ficando uma coisa chata, por que geralmente quem é tímido só vai responder as suas perguntas e mais nada, mas não desista isso é muito importante pra essa pessoa pois mostra o quão importante ela é pra você.

E pare de uma vez por todas com as piadinhas ridículas “o gato comeu sua lingua?” “parece bicho do mato”, “nossa como você fala bastante”, “para de falar um pouco”, “ela(e) é sempre assim?” …. Isso não ajuda em nada, só vai deixar a pessoa mais constrangida e vai piorar ainda mais.

Se você também é uma pessoa  tímida(o) como eu, não se preocupe você não está sozinha(o), à muitas pessoas no mundo que são tímidos, uns menos, outros mais, mas ser tímido também tem seus benefícios

Como vencer a timidez

1.Leia a respeito, entenda o conceito de timidez e saia da sua zona de conforto.

A partir do momento que você entende o que realmente está acontecendo , repensa suas atitudes e reflete sobre seus atos, começa a ter uma auto reflexão sobre si mesmo, e começa a se ver de cima, percebendo que pode mudar várias coisas a sua volta. De maneira simples, quando refletimos sobre o que queremos ser (ou onde queremos chegar) começamos a trabalhar algumas formas de alcançar isto, e automaticamente, vamos aprendendo a nos impor e fazer o que realmente queremos.

2. Faça alguma coisa diferente em que envolva grupos de pessoas como Esporte/Dança/Teatro/Cursos:

Essas atividades fará com que você interaja com outras pessoas, se esforce o máximo,e não desista, não vai ser de uma hora pra outra que você vai conseguir puxar assunto com alguém mas com o tempo você vai conseguindo se soltar um pouco. Não aconselho academia, porque a academia você não vai necessariamente interagir com ninguém, vai terminar seu treino e  vai embora. E como não é isso que queremos, o recomendado é fazer atividades que trabalhem com grupos. (não que você não possa fazer academia também)

3. Não tenha medo de opiniões:

Sei que a timidez geralmente gira em torno do medo de como as pessoas iriam reagir e opinar sobre aquilo que você faz ou fala, mas lembre-se que opiniões, sejam elas boas ou ruins sempre terão em toda a nossa vida, e enquanto sua vida for movida por preocupações com opiniões de outros você nunca vai progredir, então não tente fugir, acostume-se com elas e não tenha medo. É difícil, mas você consegue!!

4. Busque experiências de vida, novidades e inspirações.
A timidez se ambienta, enquanto não encontramos motivos para combatê-la, ela ficará acomodada para sempre. Porém, quanto mais buscamos novas experiências mais garantimos segurança sobre nós mesmos, vamos perdendo o medo de se impor e cada vez mais a timidez se torna discreta e ponderada. Quanto mais se trabalha com a mesmice, mais ficamos acomodados ao nosso modo de levar a vida, não vemos motivo em trabalhar nossos defeitos e tampouco melhorar nossos hábitos e vícios.
5. Cuide-se:
Permita que seus pensamentos positivos sobre você mesma fiquem sempre presentes
Quando estamos nos sentindo bem com nós mesmas temos uma vontade maior de interagir com as pessoas. Ignore os seus pequenos defeitos que você acha que as pessoas percebem.
6. Converse com você mesmo como se estivesse falando com outra pessoa.
Não, não é coisa de louca. Acontece que conversando diariamente com você vai reparar que com o passar dos dias vai conseguir impor sua opinião com mais facilidade para as pessoas a sua volta. Tente fazer isso em frente ao espelho, e crie suas próprias opiniões sobre determinados assuntos, assim ficara mais fácil expressa-las.
7. Realize o que você deseja :
 Não tenha medo de por sua imaginação em prática, quer algo? Vá lá e faça. Permita-se libertar, perguntar, questionar, expressar sem neuras.
Qual seu grau de timidez ?? descubra aqui

Leave a Reply

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com